POLÍTICA

Raimundo Mutuca é empossado novo prefeito de Murici dos Portelas

Durante a posse, Ana Lina disse que respeita a decisão, no entanto discorda do TSE.

9/11/2021 - 10:11

O vereador e presidente da Câmara Municipal Raimundo Nonato de Sousa Pereira (PSD), mais conhecido como “Raimundo Mutuca”, foi empossado na noite desta segunda-feira (8) como o novo prefeito do município de Murici dos Portelas, Norte do Piauí.

A posse ocorreu em solenidade na sede da Câmara Municipal, após a ex-prefeita Ana Lina Cunha Sales, ter sido cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral na ultima semana. Mutuca substitui interinamente a ex-prefeita até a realização do novo pleito a ser designado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

A ex-prefeita foi cassada porque, segundo os ministros do TSE, não poderia ter sido candidata em 2020, uma vez que, no mandato anterior (2016-2020), ainda estava casada com o então prefeito do município, Ricardo Sales. Conforme prevê a Constituição Federal (artigo 14, parágrafo 7º), parentes e cônjuges do chefe do executivo que esteja exercendo mandato não podem se candidatar ao mesmo cargo.

Para o relator, ministro Carlos Horbach, ficou evidenciado nos autos que o vínculo conjugal se manteve pelo menos até o início do segundo mandato do então prefeito, reeleito em 2016. Como exemplo, ele citou o fato de Ana Lina ter se declarado casada com Ricardo Sales e apresentado comprovante de residência em nome do marido durante a revisão biométrica realizada em junho de 2017.

Durante a posse do novo prefeito, Ana Lina disse que respeita a decisão, no entanto discorda do TSE. “Estou sendo retirada do cargo de prefeita não por que roubei ou desviei dinheiro publico, mas sim vitima de uma grande injustiça”, frisou a ex-prefeita.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

error: Conteúdo protegido!!!