CIDADES

ACONTEPI pede anulação de eleição para Conselho Tutelar de Teresina

De acordo com Francisco Leite, houve uma invasão da política partidária dentro do processo eleitoral.

16/10/2019 - 22:10

O presidente da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Piauí – ACONTEPI, Francisco leite, pediu a anulação da eleição para conselheiro tutelar de Teresina. O pedido de providências foi protocolado na manhã desta quarta-feira (16) na Primeira Vara da Infância e Juventude da Comarca de Teresina.

De acordo com Francisco Leite, houve uma invasão da política partidária dentro do processo eleitoral que elegeu 25 conselheiros para os 5 conselhos tutelares da capital. “Não foi uma eleição democrática, pois esses partidos entraram no processo com os mesmos vícios da política partidária, oferecendo benefícios à população, tipo R$ 20,00 por voto. Teve muita denúncia. No interior também”, declarou o presidente.

Por conta disso, segundo ele, a maioria dos conselheiros candidatos à reeleição não conseguiram se reeleger, embora tivessem bons trabalhos reconhecidos pelas comunidades. “É o maior absurdo, em Teresina, uma candidata a conselheira tutelar tirar quase 3 mil votos e não ter essa representatividade. Ela não é nem liderança comunitária”, frisou.

Para ele, uma eleição atípica, vencida pelo poder econômico e que compromete a atuação dos Conselhos. “Não podemos colocar debaixo do tapete as denúncias. Entregamos o pedido de anulação e esperamos que este seja analisado e apurado”, afirmou.

Francisco Leite denuncia ainda que o quinto Conselho Tutelar de Teresina foi criado nas vésperas da eleição. “Não foi feita pesquisa sobre maior número de vulnerabilidade, por exemplo. Onde há maior necessidade, no conjunto Jacinta Andrade ou na Vila Irmã Dulce?”, questiona ele, alertando: “O critério foi político, não foi técnico”.

Cerca de 98 candidatos considerados aptos disputaram a eleição em Teresina. Os eleitos deverão receber um salário de cerca de R$ 2.271,00. O mandato é de quatro anos e a posse acontecerá no dia 04 de janeiro de 2020.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

error: Conteúdo protegido!!!